Seguidores

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Parceria*Beira- Lamego

Bom dia!

Tenho o gosto de informar que o "Entre Tachos e Bimby" e a "Beira-Lamego
iniciaram parceria.



Um segredo Herdado da Terra

História 

Um Segredo Herdado da Terra

Pertencente a uma família que, há mais de 100 anos, mantém a tradição na elaboração dos famosos presuntos e enchidos da Região de Lamego, a génese daquilo que hoje é a BEIRA LAMEGO remonta a 1965, ano da fundação duma pequena salsicharia, a “Casa Sete Irmãos Unidos”, que pretendia dar corpo e continuidade as tradições e segredos herdados das anteriores gerações da Família.

Impulsionados pelo seu êxito e encorajados pela aceitação que os seus produtos tiveram junto dos consumidores e de vastíssimos clientes da região de Lamego e circunvizinhas, esta pequena empresa empenha-se então num processo de crescimento e de alargamento da sua gama de produtos e dos seus horizontes geográficos, e radica-se na pequena aldeia de Mondim da Beira (Tarouca, a escassos quilómetros de Lamego), terra natal dos seus fundadores, onde nos anos seguintes, desenvolve paulatinamente a sua capacidade de produção e de serviço, integrando sucessivamente, cada vez mais sectores (necessários a garantia dos seus elevados padrões de qualidade e exigência), e melhorando continuamente os métodos e capacidades da produção.

Mais de 45 anos volvidos, a BEIRA LAMEGO e hoje uma complexa Organização, integrada por distintas valências (produção agrícola e pecuária, abate, transformação, distribuição centralizada e comercialização em todo o país), mas onde, apesar da sua dimensão, continuam a ser válidos os princípios da sua fundação: uma empresa onde a união dos métodos tradicionais e dos segredos herdados da terra se alia a tecnologia dos nossos tempos para garantir os melhores padres de qualidade, preservando sempre a autenticidade dos sabores da serra.


A Origem dos Sabores Tradicionais

Só numa região privilegiada pela riqueza natural e bafejada por condições micro climáticas “sui generis” - os contrafortes das serras da Nave e Montemuro, que se prolongam pelo planalto de Leomil - é possível encontrar a conjugação dos factores ideais para o desenvolvimento de gado de várias espécies, destacando o porcino com tradição - multissecular.

Fazendo jus a esta envolvente, a BEIRA LAMEGO tem assegurada, desde há alguns anos, uma das condições de base para a produção dos melhores presuntos e enchidos tradicionais: a existência das melhores matérias-primas.
Nas Terras do Demo, terras frias a mais de 1.000 metros de altitude, na Quinta do Furanho, Serra de Leomil, são criados ao ar livre os animais que, pelas características advindas destas condições naturais e pelo cuidado posto no seu crescimento, vão estar na origem do sabor único dos produtos BEIRA LAMEGO. Junta-se a isto o segredo bem guardado  das antigas receitas e a vontade colectiva de... fazer bem feito!

A Natureza do Fabrico Artesanal

A arte da preservação dos sabores tradicionais consegue-se com um profundo conhecimento dos processos e da natureza do fabrico artesanal
É isso que diariamente é feito na BEIRA LAMEGO. Hoje, já aliado a novas técnicas e colocando ao serviço deste objectivo os últimos avanços tecnológicos
. Mas continuando a dominar e a ter presente o conhecimento transmitido ao longo de muitas gerações, e as formas ancestrais de resolver problemas cientificamente complexos, mas que, desde há longos séculos, foram sendo resolvidos de forma correcta e natural, como o provam a importância do domínio das especiarias na ldade  Media, ou os desafios à conservação dos alimentos dos homens dos Descobrimentos.

Sempre nesta perspectiva, a BEIRA LAMEGO concede especial atenção à forma como produz e elabora os seus produtos, no respeito dos melhores conceitos de qualidade, mas com a responsabilidade da preservação dos sabores e da riqueza do mais genuíno fabrico artesanal.


O Legado dos Romanos

Os presuntos de Larnego e os enchidos tradicionais aqui produzidos remontam documentalmente- pelo menos - ao tempo dos Romanos, e a época da sua ocupação, em que estanciaram por estas terras. Receitas do passado - com a responsabilidade que tal representa, na manutenção da tradicionalidade e do mais puro sentir português - merecem, por parte da BEIRA LAMEGO, um tratamento e um cuidado que não podem deixar indiferente quem tem por missão transmitir os sabores da ancestralidade e a preservação da nossa diferença, de onde ressaltam obviamente os maiores cuidados higio-sanitários.


A cura que também passa pelos fumeiros tradicionais, a utilização de lenhas especificas na sua fumagern, a observação dos necessários períodos de repouso e o respeito pelas mais elementares regras de preparação natural, resultam num notável equilíbrio de aromas e num requinte complexo, de harmoniosos e inigualáveis sabores.
É este legado de tradição que está presente em toda a gama de produtos BEIRA LAMEGO, ciosamente guardado durante muitas décadas.


Os Produtos Comercializados

Para além de bem conhecida pelos seus produtos mais emblemáticos entre os quais o Presunto Tradicional e as Alheiras de Lamego, os Fiambres de qualidade superior, os salpicões, as moiras, as linguiças e farinheiras regionais, as morcelas D. Adília e as chouriças camponesas, a BEIRA LAMEGO põe ainda à disposição dos seus distintos Clientes, umn vasto grupo de produtos de requinte e delicadeza, especialmente dedicados aos... apreciadores.

Desde uma fina gama de “patês” campestres, as delicias das pastas finas e mortadelas, as melhores especialidades de salsicharia, a escolha é extensa e rica, e ainda complementada por outras delicadezas também por si distribuídas e ostentando a sua Marca: azeite virgem e azeitonas, pão artesanal, queijos requintados e os vinhos, de sua própria produção, através das melhores vinhas situadas na Região do vale do Varosa. Estes vinhos, realizados segundo as melhores técnicas e com a ciência dos melhores enólogos, prestigiam a sua região de origem, e ostentam já vários prémios e honrosas menções.
Toda esta dimensão confere seguramente ao grupo BEIRA LAMEGO um merecido prestígio e admiração, que o transformam em verdadeiros “especialistas da qualidade”, tanto em Portugal como além fronteiras.


O Testemunho de uma Grande Rede

Do mérito reconhecido – em quase todo território português - a Beira Lamego justifica a excelência e o sabor dos seus produtos, da sua própria filosofia e organização empresarial. Sempre empenhada na construção da qualidade final, em todas as fases do processo de produção, a BEIRA LAMEGO constitui hoje, urna grande rede integrada por pessoas qualificadas e equipada com os melhores recursos, quer materiais, quer humanos. É esta vasta equipa que faz chegar, a todos os pontos e nas melhores condições, a excelência e o prazer dos sabores tradicionais e o aconchego das antigas receitas, corno o testemunho de uma grande equipa que diariamente se esforça para produzir a seu melhor.
























 Agradeço desde ja a Beira-Lamego pela confiança
Estou ansiosa por começar a realizar receitinhas para partilhar com vocês.

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dias com Mafalda - www.wook.pt
Cozinhar Sem Gastar - www.wook.pt
Do Convento Para a Bimby - www.wook.pt
Boas Festas com a Bimby - www.wook.pt
Gordon Ramsay - www.wook.pt
O que Faço Hoje Para Jantar? - www.wook.pt
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Jamie Oliver - www.wook.pt
234 Receitas Para Robôs de Cozinha - www.wook.pt
Isabel Zibaia Rafael	 - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Alimentação Ideal Para Grávidas - www.wook.pt
A Dieta Dukan de Dr. Pierre Dukan	- www.wook.pt